A abordagem da minha prática clínica é a psicanálise, pautada pela escuta atenta e dedicada às complexidades contemporâneas do sofrimento humano. Desde o início da minha jornada profissional, mantenho o comprometimento com o tripé psicanalítico, que envolve análise pessoal, estudo contínuo e supervisão clínica dos casos em atendimento.
Meu nome é Joel Lopes, sou psicanalista clínico com especialidade em psicanálise pela FADYC e formação em psicanálise pela Escola de Psicanálise de Curitiba. Atualmente estou participando do Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana (2023 – 2025) ministrado pelo Instituto Clínico de Psicanálise de Orientação Lacaniana de Santa Catarina com vínculo na Escola Brasileira de Psicanálise. Integrante do Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura (CPAPEC) e da Associação Psicanalítica Lacaniana (Thopos Lacaniano).
“Uma das formas de exercer autonomia é possuir um discurso sobre si mesmo”.
– Neusa Santos Souza
– Especialização em Psicanálise pela Faculdade Dynamus de Campinas (FADYC/SP).
– Formação em Psicanálise pela Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC).
– Integrante no Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura (CPAPEC).
– Integrante da Associação Psicanalítica Lacaniana (Thopos Lacaniano).
– Atualmente realiza o percurso de formação em psicanálise no curso de longa duração da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP – Seção sul) 2023 – 2025.
Há mais de 6 anos tenho me debruçado no estudo da psicanálise e compreendendo cada vez mais o que Freud dizia sobre a cura não vir do esquecer, mas sim do lembrar sem sentir dor. É um processo que precisa ser vivenciado.
Ao longo do percurso de estudo e clínica me deparei com autores que tiveram grande influência e foram moldando a minha forma de ver o mundo e a praxis analítica como o Ferenczi e seu olhar “humano” sobre o trauma, bem como temas de questão racial apontadas por grandes psicanalistas como Neusa Santos Souza e Isildinha Nogueira.
Realizo atendimento a adultos, casais e adolescentes. Atendimento via online.
2022 © Joel Lopes